Família S&M

Desenvolvida especialmente para o público infantil, os personagens da Família S&M objetivam um acrescentar em sua formação a educação sobre a importância da higiene bucal e os métodos de prevenção a ela ligados.

Através de brincadeiras estimulamos as crianças para estes processos!

DICAS DA FAMÍLIA S&M

familiasm1

Amiguinhos, mais importante que tratar dos dentes é realizar procedimentos preventivos que podem evitar dores desagradáveis e até a perda de um dente. Por isso aí vão algumas dicas para que você tenha sempre um belo sorriso!

Antes é importante saber o que causa a Cárie e o Tártaro.

Logo no começo a cárie não causa nenhuma dor porque só atinge o esmalte, aquela camada dura e branca que reveste osfamiliasm2 dentes. Mas depois de passar pelo esmalte, a cárie chega a dentina, camada menos dura que o esmalte e muito sensível a dor, porque já recebe o prolongamento do nervo.

familiasm3Se não for tratada, a cárie segue em frente, atacando o dente até atingir o canal onde está o nervo, causando, além de muita dor, a pulpite, infecção na polpa do dente. Com o desenvolvimento deste quadro de infecção, formam-se as lesões no osso e os abscessos (bolsas de pus), levando a perda do dente. Tudo está bem quando a gengiva é rosada e os dentes estão firmes. O problema começa com as bactérias da placa, que deixam a gengiva inchada, vermelha e com tendência ao sangramento. A placa se calcifica, formando o tártaro, que vai levá-la a tomar espaço entre a gengiva e o dente, deslocando a gengiva. A placa e o tártaro continuam se depositando, deslocando ainda mais a gengiva e começando a destruir o osso. Nesta altura, já se percebe que o dente está móvel. O osso continua sendo atacado até resultar na perda do dente.

O Que Faz Mal ao Dente?

familiasm4

Todos os alimentos que contém muito açúcar são prejudiciais. Sempre que chupar pirulitos, balas ou sorvetes, comer chocolates, mascar chicletes ou tomar refrigerantes, escove os dentes tão logo possa.

O Que Faz Bem ao Dente?

familiasm5Frutas, verduras, carnes, peixe, aves, ovos, leite. Estes alimentos fazem muito bem. Seu consumo fortalece os dentes. Frutas como maçã, pêra, laranja, pêssego até os limpam enquanto você mastiga. Viu como tratar bem os dentes pode ser gostoso?

Agora Vamos Aprender a Evitar Todos Estes Problemas.

A Escova Dental é a nossa melhor arma, devendo ser bem usada para que realmente ela nos ajude nesta luta.

Escove sempre no sentido da gengiva para o dente, fazendo movimentos circulares com a escova.familiasm6

Obs: Quando uma escova sai do seu formato original (as cerdas saem de linha), já não tem uma boa ação de limpeza e por isso deve ser trocada imediatamente.

familiasm7Para os espaços entre os dentes que a escova não alcança vamos utilizar o Fio Dental, passando-o entre os dentes com cuidado para não machucar a gengiva.

Conclusão

familiasm8Agora que está bem informado sobre estes assuntos, é só seguir nossas dicas que você vai estar evitando todos familiasm9estes problemas. E é claro, visitando o Dentista regularmente também, pois só ele é capaz de diagnosticar algum problema precocemente em sua boca para evitar maiores transtornos no futuro.